segunda-feira, 26 de julho de 2010

Livros que mudam vidas


A atriz Samara Felippo e o escritor Célio Pereira criaram o projeto Não Sou da Sua Laia, Sou da Laia Cultural, que já arrecadou mais de mil volumes para formar espaços de leitura destinados ao público carente da cidade de São Paulo

Enquanto aguarda sua vez de passar por uma consulta no Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente da Universidade Federal de São Paulo (CAAA), na capital paulista, Thayse Pereira, de 15 anos, aproveita para avançar na leitura de Feliz Ano Velho, do escritor Marcelo Rubens Paiva. O livro veio das prateleiras do espaço de leitura inaugurado há um mês no local, o qual leva o nome da atriz Samara Felippo. Ela é madrinha do projeto Não Sou da Sua Laia, Sou da Laia Cultural, que visa a arrecadar livros que são colocados à disposição de adolescentes carentes, como Thayse. Uma vez por mês, a catarinense que chegou a São Paulo há quatro meses vai ao CAAA fazer acompanhamento com uma nutricionista para alcançar o peso ideal e ficar mais perto do sonho de se tornar modelo. “Quando pego um livro, fico mais calma, me divirto. Também leio algumas obras para estudar”, diz Thayse.

“Essa causa é nobre porque o conhecimento adquirido pela leitura pode mudar a vida das pessoas que não têm dinheiro para comprar um livro”, diz Samara, que iniciou o projeto há dois anos, junto com um amigo, o escritor Célio Pereira. “Ele teve a ideia e não pensei duas vezes em ser sua parceira”, recorda a atriz, que usa seu blog, o Twitter e o Facebook para incentivar a doação de livros. Célio, por sua vez, organiza festas em boates paulistanas e pede livros a título de ingresso. “Desde o primeiro evento, que aconteceu na boate Disco, conseguimos mais de mil livros”, comemora Célio. Cerca de 500 desses volumes estão na biblioteca do CAAA. Os demais ficam em estoque para repor aqueles que não são devolvidos e para formar o acervo de outros espaços de leitura que a dupla pretende abrir. Isso porque Samara e Célio perceberam que, a partir da inauguração da sala de leitura do CAAA, os livros arrecadados inicialmente para o público adolescente começaram a conquistar também pessoas de outras faixas etárias. “A moça que faz a faxina do centro médico pegou livros para estudar para as provas do supletivo. Isso é muito gratificante, porque as obras estão disponíveis para quem dificilmente teria acesso”, diz Samara, emocionada. Crianças pequenas, que vão ao local acompanhando parentes nas consultas, também se encantam com a biblioteca, que conta com uma sessão de livros só para os pequenos.




A atriz, no dia da inauguração da sala de leitura que leva seu nome, em 21 de junho, em São Paulo

Mesmo quando alguns livros não são devolvidos pelo leitor após o uso, Samara e Célio não desanimam. “O estoque diminui, mas é uma forma de fechar a corrente, porque a pessoa que o pegou certamente vai oferecê-lo a parentes e amigos de sua comunidade. É isso o que queremos”, analisa Célio. Samara, que já conquistou o apoio de outras famosas, como as amigas Fernanda Souza e Nívea Stelmann, para seu projeto, segue empenhada em aumentar as doações e diz que os interessados em ajudar podem enviar livros para a Rua Auriflama, 90C, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. “Pretendemos fazer mais espaços, como em orfanatos, e distribuir livros em comunidades carentes”, diz a atriz.

Fonte: Revista Quem - 20/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário